Responder
13 Abr 2012
Playstation Staff

Shift 2: Como melhorar a jogabilidade...mais ou menos

5 Respostas 1.346 Apresentações Editado 13-04-2012

Boas

 

Bem-vindos a uma história de vida, onde a tragédia se encontra com o drama, enleados num romance de amor proibido...
Tenho quase-boas e más notícias sobre este jogo, e esta é a minha história sobre como a tentei ultrapassar.

Como é sabido, se não sabem, tivessem lido, se leram, já sabem, acho que em muitos aspectos este jogo ganha de goleada ao GT5 excepto numa pequena coisa:

A jogabilidade.

Jogar Shift2 para mim é igual a isto:

 

Não existe controlo algum. E o que há, é aleatório.

Tropecei naquilo que pode ser uma boa ajuda quando por acaso comprei um Radical apenas para estudar as paredes dos circuitos mais depressa.

Uma das coisas que notei foi que parte do problema está no "on-off" da direcção, o que quer dizer que existe uma super-sensibilidade incompreensível num jogo de condução que se quer progressivo na direcção, e onde uma pequena correcção se torna num full-lock do volante.

Isto vi eu quando a testar, meti na vista superior do carro (sem capot...tinha-se perdido) e reparei que as rodas passavam de direito a full lock sem intermédio.

Não liguei muito, mas achei estranho.
Fui ao tune do Radical, porque estava aborrecido, e comecei a brincar com as coisas. Esvaziei os pneus, porque realmente os valores pareciam elevados, e meti o chassis mais duro.

Meti o LSD a disparar para menos tração a seguir às curvas também.

 

Para meu espanto, o comportamento mudou para melhor. Não era mais o "cavalo hiper-mega-ultra-super-selvagem" que era, mas já fazia uma coisa:

Curvava! Ele curvava!!! Fazia c-u-r-v-a-s!!!!!
Às vezes...

 

Decidi então explorar melhor as opções (note-se que tenho a versão digital e não me dei ao trabalho de ver manual algum) para ver se havia hipótese de calibrar melhor o SixAxis/Dualshock2 em relação à sensibilidade de viragem.

Acontece que achei isto escondido em Options > Gameplay > Adjust Controls > Advanced



(eu sei, a foto tá péssima, mas não me apeteceu andar a mexer na câmara)

O que aconselho é a diminuirem drasticamente o Steering Deadzone e o Steering Sensibility.
Valores de >4 e >11 respectivamente, parece que resultam bem, embora ainda não bem pra mim.

Eu tenho tudo a zeros, mas aqui é que entra o busilis da questão, tudo depende do nosso estilo de condução, pelo que vão ter que arranjar umas horas para verem o que resulta melhor para vós.

Isto causa um maior "lag" na direcção, o que é bom.
Aliás, piorar a condução ajuda a melhorar a condução.

 

Yah, sei o que estão a pensar.



Relax. Existe lógica nesta ilógica.

No entanto só isto não chega, e chegamos às más notícias.


Só funciona mais ou menos nos carros comprados/ganhos e com pelo menos um nível 2 de suspensão, aconselhando eu o nível 3.

Não adianta quase nada nos loaners, porque nem podemos decrescer a pressão dos pneus, e continuamos a fazer excursões ocasionais à relva.

Assim,  para um carro comprado a zero km, há que fazer:

  • - Comprar o nível 2 / 3 da suspensão
  • - Esvaziar a pressão dos pneus, e isto é critico. Por defeito aquilo está altíssimo, e menos de metade chega perfeitamente. Se estiver por defeito em 50, metam 22 ou 21. Ou então baixem até verem o que vos satifaz melhor.

 

  • - Usar Toe-out para tornar menos violentas as reações ao acelerar, camber negativo à frente, mais positivo atrás,  fazer o LSD não disparar de forma forte a seguir às curvas, usar caster positivo num valor mais alto, endurecer as suspensões, com o cuidado dos fast bumps serem pelo menos um ponto menores que os slow bumps. Importante também, usem o menor steering lock possível.

 

  • As Sway Bars dever ser bastante enrijecidas também.

 

  • - Se tiverem apoio aerodinâmico, invistam mais no Corner em detrimento do Speed, pelo menos nas pistas mais curtas. É uma questao de avaliar a pista em que estão.

 

Portanto, agora a malta pensa que tá tudo bem como no GT 5, onde uma afinação dá pra quase tudo, certo?

Pah, não. E dou o exemplo do meu Lotus Elise. Tava muito bom em Suzuka East, altamente em Nurburbring e cheguei ao short sprint de Miami e nem passo da primeira curva porque, como steering lock estava a 6, aquilo não faz a primeira curva!

 

Ou seja, usem a fantástica função de gravar para cada pista o setting que melhor se ajustar à pista em questão.

Não tenham pressa de avançar. Se vão fazer uma prova, vejam a pista onde vão correr, peguem no carro, entrem no tune > create/load > test e percam tempo a melhorar tempos e condução.

Mantenham a afinação base com que se sintam mais confortáveis, mas refinem-na onde seja necessário.

Este jogo vai exigir muitas horas nos testes, e vai exigir que se experimente, experimente e volte a experimentar até termos um compromisso entre carro na pista durante algum tempo/carro na relva às vezes.

 

No entanto, quando conseguirem fazer aquela prova que estava atravessada, a recompensa é recompensadora. Duas vezes.

 

Ah, e memorizem as pistas. É algo que também vou ver se faço. Ajuda bastante.