Responder
Queres juntar-te à Comunidade?

Inicia a tua sessão para continuares

Tenho uma conta PSN

Bem-vindo/a de novo!

Sou novo/a no Fórum!

Demora apenas um minuto

• 165

Novas mensagens durante a última hora

• Obtém uma resposta dentro de minutos

• 92%

92% de mensagens obtêm resposta

11 nov 2007
Por marle27

marle27

• Beta Tester
98%
10 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original

Etimologia da Palavra

41 Respostas 2.582 Apresentações Editado 11-11-2007
Olá a todos!! :)

Pensei em criar este tópico onde pudemos falar sobre o nosso rico vernáculo, do qual todos nos orgulhamos!

É assim… Uma pessoa coloca uma palavra e as outras têm de advinhar a origem dessa palavra (a pessoa que coloca a palavra terá de saber, previamente, a sua origem ;) ).

Depois de alguns posts, se ninguém conseguir advinhar, a pessoa terá de dar a resposta e escolher a pessoa que mais se aproximou da resposta certa, para colocar a próxima palavra.

Eu começo por colocar a palavra Lusitânia. Quem acertar a etimologia desta palavra poderá escolher a minha assinatura para o fórum. Que tal?

marle27
Responder
0 Kudos
RÓTULOS:

Beyond_Demo_Signature_F033.jpg

Enviar Editar Resposta Cancelar
Award Winner
04
/16

CJDevil

• Award Winner
92%
04 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
CJDevil
Solução Aceite
Olá a todos!! :) Pensei em criar este tópico onde pudemos falar sobre o nosso rico vernáculo, do qual todos nos orgulhamos! É assim… Uma pessoa coloca uma palavra e as outras têm de advinhar a origem dessa palavra (a pessoa que coloca a palavra terá de saber, previamente, a sua origem ;) ). Depois de alguns posts, se ninguém conseguir advinhar, a pessoa terá de dar a resposta e escolher a pessoa que mais se aproximou da resposta certa, para colocar a próxima palavra. Eu começo por colocar a palavra Lusitânia. Quem acertar a etimologia desta palavra poderá escolher a minha assinatura para o fórum. Que tal? marle27 Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado, Lusitânia vem «do latim Lusitania que, de nome de região ocidental, passou ao de uma das grandes províncias romanas da Hispânia (...). Trata-se de der. latino do etn. Lusitani, como Gallia de Galli, Germania de Germani, etc. (...)». Segundo o «Lello Universal», «os Romanos dividiram a Península Ibérica em três grandes províncias: Tarraconense, Lusitânia e Bética. A Lusitânia ficava no ocidente da Península, a sul do Douro, abrangendo parte da Estremadura espanhola, tendo Emerita (actual Mérida) como capital. O Minho e Trás-os-Montes pertenciam à prov. Tarraconense. A Lusitânia tinha três conventos jurídicos: Emerita, Pax Julia (Beja) e Scalabis (Santarém). (…) Passado o domínio romano, o nome de Lusitânia esmoreceu. No séc. X, aparece o nome Portugal.:gr8:
Responder
0 Kudos

Re: Etimologia da Palavra

Beta Tester
10
/16

marle27

• Beta Tester
98%
10 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
marle27
Solução Aceite
Vem do latim, sim. :) Por isso está morno... Só não é bingo, acertaste... porque temos de saber o que quer dizer em latim.
Tem de ser qualquer coisa do género: etimologia vem do grego (étimo, o verdadeiro significado de uma palavra, de 'étymos', verdadeiro) e (lógos, ciência, tratado).

Já agora, queria dizer que neste tópico também se podem colocar palavras populares, neologismos (mesmo que não venham no dicionário).

marle27:gr8:
Responder
0 Kudos

Award Winner
02
/16

drackiller

• Award Winner
80%
02 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
drackiller
Solução Aceite
Terá origem na junção da palavra latina dada aos luso na altura "lusitani" com a conjugação do sufixo "ia" dando origem ao termo Lusitânia, referindo-se essa palavra ao local que os romanos davam aos que habitavam essa zona regional. Terra onde vivem os Lusos Aplica-se o mesmo a todos os povos por onde Roma dominou; Gália (gauleses), Germânia (germanos), Itália (Italos) , etc por ai fora. Acho eu...
Responder
0 Kudos

Photobucket
Beta Tester
10
/16

marle27

• Beta Tester
98%
10 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
marle27
Solução Aceite
Ok drackiller! Aproximaste-te mais. Lus- e sufixo -tanus que significa "tribo dos lusos", deu origem a Lusitânia.

Podes colocar a próxima palavra e escolher a minha assinatura.

Marle :)
Responder
0 Kudos

01
/16

[Drummer Roger]

80%
01 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
[Drummer Roger]
Solução Aceite
Ok drackiller! Aproximaste-te mais. Lus- e sufixo -tanus que significa "tribo dos lusos", deu origem a Lusitânia.

Podes colocar a próxima palavra e escolher a minha assinatura.

Marle :) Não haverá nada mais interessante pa pôr aki??Isto não cativ em nada a atenção das pessoas!!!
Responder
0 Kudos

02
/16

Frini

92%
02 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
Frini
Solução Aceite
Não haverá nada mais interessante pa pôr aki??Isto não cativ em nada a atenção das pessoas!!!

Tas te a abilitar a umas férias a falar assim com a Marle :D
Responder
0 Kudos

01
/16

[gNarKill]

80%
01 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
[gNarKill]
Solução Aceite
Não haverá nada mais interessante pa pôr aki??Isto não cativ em nada a atenção das pessoas!!!

Faz tu melhor!
Responder
0 Kudos

01
/16

[Drummer Roger]

80%
01 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
[Drummer Roger]
Solução Aceite
Faz tu melhor! Apostas k faço??Olha k perdes!!deixa-te de cenas!!
Responder
0 Kudos

01
/16

[Drummer Roger]

80%
01 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
[Drummer Roger]
Solução Aceite
Tas te a abilitar a umas férias a falar assim com a Marle :D Os nomes não me dizem nada...digo o k penso...kem não aceitar,não aceitou!!Tamos numa democracia..não faltei ao respeito a ng...por isso!!
Responder
0 Kudos

01
/16

[Dj Rato]

80%
01 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
[Dj Rato]
Solução Aceite
venho por este meio comunicar, que eu e os meus amlgos chegamos a um acordo, vamos fazer queixa ,que vocé nao é unanime com as pessoas ,acho que todos nos somos iguais, nao deve haver preferências porque isto é uma conversa de treta.
Responder
0 Kudos

Beta Tester
10
/16

marle27

• Beta Tester
98%
10 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
marle27
Solução Aceite
Criei este tópico para dar o exemplo do que será uma boa alternativa aos problemáticos tópicos de "futebol, claques de futebol e "tropa"". Temos alguns tópicos na Conversa da Treta que eu considero excelentes, e gostaria muito que novos temas fossem criados dentro da mesma linha. Se for a vontade da maioria dos utilizadores este tópico será fechado.

Quanto à acusação que me é feita, gostaria de deixar claro que todas as minhas decisões são tomadas de acordo com as Regras da Casa, e em colaboração com a equipa de coordenadores. Entendo a frustação do utilizador, mas enquanto não respeitar as regras deste fórum, infelizmente, terá de sofrer as consequências por desrespeitar o seu ambiente amigável. Reconheço que já criou alguns temas de interesse, e convido-o a participar no fórum se mudar a sua atitude. Se o conseguir fazer, excelente! É um dos utilizadores que mais participa no fórum e se adoptar a atitude correcta, contribuirá para o seu crescimento. (Como não o posso contactar via MP, por favor veja as suas moradas de email).

Obrigada,
marle
Responder
0 Kudos

Award Winner
02
/16

drackiller

• Award Winner
80%
02 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
drackiller
Solução Aceite
Pois é, o forum foi abaixo ontem de manhã e só agora é que eu vejo este triste espectáculo. Nada que me admire.
Quanto "aos amigos", lol, essa põe-me completamente KO.
Lanço a próxima palavra neste tema:

Esquizofrenia
Responder
0 Kudos

Photobucket
Award Winner
04
/16

CJDevil

• Award Winner
92%
04 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
CJDevil
Solução Aceite
Criei este tópico para dar o exemplo do que será uma boa alternativa aos problemáticos tópicos de "futebol, claques de futebol e "tropa"". Temos alguns tópicos na Conversa da Treta que eu considero excelentes, e gostaria muito que novos temas fossem criados dentro da mesma linha. Se for a vontade da maioria dos utilizadores este tópico será fechado. Obrigada, marle Olá Marle, eu estou de acordo com que dizes mas apagar este tópico só por causa de alguns não vale a pena, eu até que gostei da ideia. Continua com o bom trabalho.:gr8: PS: Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo.
Responder
0 Kudos

04
/16

DIONISIOjp

75%
04 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
DIONISIOjp
Solução Aceite
venho por este meio comunicar, que eu e os meus amlgos chegamos a um acordo, vamos fazer queixa... Queixa? QUEIXA??!!!??? Estou aqui a ver uma cena muito triste prestes a ser repetida... QUE NOJO! Desculpa marle, sei que não tem nada a ver com o tema, mas barbaridades destas desmancham-me a compostura...
Responder
0 Kudos

01
/16

[Goldragon979]

80%
01 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
[Goldragon979]
Solução Aceite
Não faz sentido apagar este original tópico so poque umas quantas pessoas não gostam

Nunca ouviram dizer: quem tá mal muda-se.
Responder
0 Kudos

02
/16

rukap

60%
02 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
rukap
Solução Aceite
Esquizofrenia

A etimologia da palavra esquizofrenia vem de Esquizo = cisão e Frenia = personalidade. Esquizofrenia é a dupla personalidade ou personalidade múltipla.

A pessoa com personalidade esquizóide é tímida, acanhada e "fechada". É emocionalmente fria, incapaz de se relacionar e formar amizades profundas. Frequentemente é excêntrica em seus hábitos e leva uma vida própria, à parte das outras pessoas.

Muito bem, não podia estar mais de acordo contigo, Drack, palavra muito bem escolhida, dada a conjuntura actual.
Responder
0 Kudos

Folding@home
http://foldingps3team.blogspot.com/
Award Winner
04
/16

CJDevil

• Award Winner
92%
04 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
CJDevil
Solução Aceite
A palavra esquizofrenia deriva do grego: ESQUIZO = PARTIDO. FRENOS = MENTE.O termo, de origem grega, quer dizer literalmente "mente dividida", significando a dissociação que existe entre o pensamento da pessoa e a realidade a sua volta.
Responder
0 Kudos

02
/16

lordriger

60%
02 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
lordriger
Solução Aceite
Esquizofrenia = Fernando Pessoa

Está tudo dito :D
Responder
0 Kudos

Lordriger
Award Winner
02
/16

drackiller

• Award Winner
80%
02 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
drackiller
Solução Aceite
Do grego sohistos, «fragmentado», e phran, «alma». Divisão da alma. Noção introduzida por E. Bleuler (1857-1933), o fundador da escola de psiquiatria moderna de Zurique, que serve para designar um conjunto de características inerentes ao distúrbio mental anteriormente designada por Kraeplin sob o nome de Dementia Praecox (do latim). Como tanto o rukap e o CJSnake acertaram mas o rukap falou primeiro, toca lá a pôr a próxima palavra rukap
Responder
0 Kudos

Photobucket
02
/16

rukap

60%
02 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
rukap
Solução Aceite
Siga a próxima: PORTUGAL (esta é facil, mas considero importante neste tópico)
Responder
0 Kudos

Folding@home
http://foldingps3team.blogspot.com/
Avançado
Tem de ter sessão iniciada para adicionar anexos
Enviar Editar Resposta Cancelar