Responder
Queres juntar-te à Comunidade?

Inicia a tua sessão para continuares

• 75

Novas mensagens durante a última hora

• Obtém uma resposta dentro de minutos

• 92%

92% de mensagens obtêm resposta

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
25 nov 2009
Por norllin

norllin

82%
05 Nível
Progresso

Tekken 6 (review)

11 Respostas 2.963 Apresentações Editado 25-11-2009
25 nov 2009
Por norllin

Tekken 6

Prologo: as séries Tekken foram um dos mais sólidos jogos de luta que não sofreu demasiadas alterações na sua mecânica em termos de modo de combate, para não mencionar a história interessante que envolve as personagens principais do jogo no caso do Heihachi, Kazuya e Jin. Ao fim de quase 5 anos de espera deste jogo, Tekken 6 finalmente esta de volta, e a estrear nas consolas da 3ª geração, e uma jogabilidade diferente do normal. Com tudo isto em conta, fica-se a questão: valeu a pena a espera por este jogo?

História: ao lerem esta secção, penso que muitos vão ficar com aquele ponto de interrogação na cabeça do tipo: Errr… Tekken tem história lógica? – E a resposta é “yesh” Tekken tem e segue uma linha lógica de história embora muitos não liguem a ela, mas está lá. E a história segue com a vitória de Jin kazama sobre Jinpachy – boss final do Tekken 5. Juntamente com a derrota de Kazuya e Heihachi, Jin toma posse da organização Mishima Zaibatsu, e junto com Eddy (lutador do estilo Capoeira) e Nina (assassina profissional), Jin estabelece uma nova ordem sobre o mundo, conseguindo a uma grande velocidade, o controlo global. Descontente com a situação, Kazuya decide enfrentar Jin, oferecendo até recompensa de grande dinheiro para seja capturado vivo. Ocorrente da situação, Jin responde Kazuya com o desafio do Torneio do King Iron Fist para por um fim a estes conflitos.  

No entanto os conflitos entre eles envolvem outras personagens novas como é o caso do Lars Andersen e Alisa Bosconovitch, que vão ter um papel muito activo na história do jogo, para não mencionar a adição de mais personagens interessantes como é o caso da Zafina. E é claro que temos outros lutadores que irão ter um papel mais ou menos importante no desenrolar dos acontecimentos, ou outros pouco relevantes.

Jogabilidade: aqui temos cerca de 40 lutadores a escolha, e temos dois modos de jogo bem definidos: offline mode e online mode. Embora possa parecer obvio, ambos os modos de certa forma tem algumas relações em particular, mas já lá chego : P

Story mode: como já tinha explicado, a história do Tekken 6, segue um padrão lógico, embora muitos pensem que este jogo de luta avança de tal forma como se a história fosse algo de vago ou nada importante. Neste caso Namco resolveu modificar este ponto de vista, e deu-nos a opção Story Mode. Logo no inicio deste modo de jogo, temos a possibilidade de rever os eventos que sucederam Tekken 6 e a ordem exacta da história desde primeiro jogo Tekken lançado para a Playstation até a Playstation 2 no jogo Tekken 5. A apresentação é muito boa dando-nos um fundo de banda desenhada – género de novela gráfica onde ouvimos as narrações das personagens principais como Heihachy, Kazuya e Jin. Ao fim de tais eventos e vídeos de introdução ao jogo passamos a controlar um misterioso lutador chamado Lars. E ao longo deste modo de jogo iremos encontrar as personagens dos jogos Tekken, incluindo os novos que estreiam nesta nova série. Iremos conhecer as suas histórias e motivações tal como a história do Lars, e que por sinal é muito interessante.

Tirando isto de lado passemos a jogabilidade. Ora bem, para quem jogou Tekken Force ou um modo de jogo semelhante, então irão ver que o Story Mode está quase igual com algumas diferenças. Nós nos deslocamos em conjunto com uma aliada chamada Alisa Bosconovitch, e com ela é feito um modo de jogo cooperativo - sendo ela controlada pela IA do jogo, onde temos de enfrentar os inimigos e desbloqueando novos cenários. Ao longo dos cenários vamos ganhando dinheiro, itens em formato de acessórios em roupas, no qual temos de equipar para fortificar as nossas personagens, como ataques mais fortes que provocam mais danos que o normal, ataques capazes que congelar, queimar ou até electrificar os nossos inimigos, e temos de faze-lo quase constantemente, pois o jogo torna-se difícil quando avançamos de estágio. Ao derrotarmos um lutador do Tekken em cada estágio, temos essa personagem desbloqueada, e fica disponível para podermos controla-la no modo de história de forma a conhecer melhor a sua história e o seu respectivo fim.

Agora para os modos offline, temos:

- Arcade mode: onde enfrentamos uma série de lutadores até chegarmos ao boss final Azazel, tendo a possibilidade de promover os nossos lutadores com o respectivo ranking;

- Ghost mode: temos a possibilidade de lutar contra “modelos virtuais” de jogadores com um certo ranking de luta dependendo do nível do teu lutador. Aqui temos a possibilidade de promover rankings no nosso próprio jogador, e fazer o respectivo “upload” dos seus dados, para que os nossos amigos online lutem com o nosso jogador. Dando um exemplo, eu luto com Jin Kazama e consigo promove-lo a um ranking “1st dan” (escala de ranking em artes marciais), e este meu lutador Jin, tem um fato que também foi modificado por mim. Depois vou ao modo online e faço o respectivo upload dos dados dele. De seguida um amigo online que jogue Tekken 6, vai ao Ghost mode, e pode ter a possibilidade de lutar contra o meu Jin, com o ranking 1st dan com o mesmo estilo de roupas criado por mim. Enfim só vendo mesmo para compreender melhor, a mecânica do jogo.  :)

- Practise mode: este é um bom lugar para começar com o jogo, principalmente para os que são novatos no mundo do Tekken. Onde temos varias opções para treinar com a nossa personagem favorita e uma lista de combinações para executar. Este é um dos modos onde um jogador mais compulsivo pode perder algum tempo em tentar encaixar melhor a sua técnica e compreender a lógica de certos movimentos.

- Versus Battle: onde tempos a possibilidade de lutar com um amigo em modo de jogo local.

- Time Attack: onde temos de derrotar os nossos inimigos no menor tempo possível, tendo a possibilidade de melhoria contínua do nosso score.

- Survival: aqui temos de lutar uma série de lutadores e a nossa barra de energia nunca é restaurada, ou seja o número de lutadores que conseguimos derrotar tentando manter a nossa barra de energia.

- Team Battle: modo de luta interessante, onde temos a possibilidade de escolher no máximo 8 lutadores e enfrentar o CPU em combate singular, e que faz com que sintamos mais a vontade com mais que um jogador apenas. E ganha a equipa que conseguir derrotar a equipa adversária.

Agora no modo online temos:

- Possibilidade de fazer o upload dos nossos lutadores para o Ghost Battle (verificar secção anterior do modo offline).

- Ranking Macth: aqui lutamos no modo online com um oponente qualquer para obtermos boas classificações e por o nosso nome e lutador na lista dos melhores jogadores.

- Player Match: combate online em modo ocasional, onde podemos lutar com um amigo ou com uma pessoa desconhecida sem grandes preocupações com pontos ou rankings.

Agora de uma forma mais generalizada podemos dizer que Tekken 6 de certa forma consegue um bom balanço entre personagens, ao contrário dos outros jogos (como foi o caso do Street Fighter 4, em que muitos jogadores queixavam-se que as lutas eram desiguais e que certas personagens eram mais fortes que outras), as lutas aqui são mais equilibradas e aqui o jogador não sente que está mercê de um lutador cheio de poder.

Aqui trata-se de deslocação horizontal em 3D, com um pouco de movimentos verticais, usando combinações dos 4 botões do comando que são 2 para pontapés e 2 para os murros, sendo possível criar atalhos para combinações com agarrar os oponentes ou dar socos e pontapés mais fortes, além das combinações que cada jogador tem, tornando os únicos e diferenciando-os uns dos outros. Aqui raramente um jogador novato consegue derrotar um jogador habilidoso, e acredite que Tekken 6 é preciso muito trabalho para conseguir tornar-se mestre.

Aspectos negativos:

- Lag presentes quase de forma constante no modo online, sendo muitas vezes impossível de jogar, dando origem a falhas quando estamos no comando de um lutador e não conseguimos executar os movimentos em condições;

- Longo tempo de carregamento (loading) do jogo, mesmo com a instalação para o disco, não existem grandes diferenças. Isto torna-se mais notório quando estamos no Story Mode, que faz com que o tempo de carregamento seja irritante;

- Story Mode apresenta falhas no ângulo de câmara, e muitas vezes acabamos por ficar desorientados quando nos deslocamos ou em situação de combate, os cenários são claustrofóbicos e existem paredes invisíveis dando a sensação de pouca liberdade de deslocação;

- A outra falha no Story Mode, é o facto de ter uma dificuldade desigual. Como já tinha explicado antes, cada estágio tem um boss ao fim, e para termos acesso a tal boss, temos de enfrentar inimigos que vem contra nós em grande número. No entanto ao fim de chegarmos perto de um boss e sem querer acabamos por perder a vida, sejam quais forem as circunstâncias, acabamos por voltar ao início do estágio sem chekpoints. Por outras palavras, para quem não está habituado, acaba por sentir uma grande frustração na experiencia do jogo, pois o jogo só salva ao fim de derrotarmos o boss;

Gráficos: para quem conhece Tekken e a sua evolução desde a sua primeira estreia na consola da Sony (a primeira Playstation), de certeza irão estar a espera de uma apresentação espectacular como os seus predecessores. Os vídeos de apresentação do jogo, os endings (vídeos finais) das personangens estão em excelente qualidade, e as animações muito bem-feitas. Os cenários estão incríveis e espectaculares, os lutadores têm traços bem definidos e estão muito bem caracterizados. Mas existem pequeninos bugs, como pedaços de cenários que desaparecem de uma maneira estranha e depois voltam a aparecer. No entanto, a qualidade gráfica no Story Mode deixa um pouco a desejar, os cenários e paredes ficam transparentes quando nos deslocamos, e o problema do ângulo de câmara qual tinha referido a pouco agrava mais a situação, deixando assim uma má apresentação a este modo dando-nos um grande desagrado aos nossos olhos.

Som/música: é o ponto mais alto do jogo. As músicas em cada cenário encaixam-se muito bem e são cativantes como sempre neste jogo. Os efeitos sonoros das lutas estão ligeiramente melhores em relação aos Tekkens anteriores embora muitos ainda foram “reciclados” do Tekken 5. As interpretações de cada personagem estão muito boas e as suas vozes bem sólidas. O único problema aqui, é que os diálogos muitas vezes são feitos por pessoas que falam línguas diferentes. Ou seja temos uma pessoa que fala em japonês e a outra responde em inglês, e sinceramente… eu não sei quanto a vocês mas a mim isto não faz sentido. Quer dizer se a pessoa que fala em inglês e percebe o que a outra diz em japonês, então porque é não responde pelo mesmo idioma? Enfim eu penso que eles tiveram tempo suficiente para ajustar estes pormenores, ou se calhar estou a implicar demasiado com este jogo…

Em conclusão: Tekken 6 mesmo com algumas falhas, consegui dar-me uma boa experiência de jogo. Ao longo do seu percurso durante todos estes anos, Tekken 6 ainda consegue de certa forma honrar o nome da Namco. Desde 2004 quando se falava da chegada da PS3 e que o novo Tekken brevemente ia chegar até nós junto com a consola, houve tantas expectativas e hype em relação a sua qualidade e estilo de jogabilidade, e agora ao terminar esta review, não deixo de pensar que muito mais poderia ter sido feito para que este jogo fosse o melhor jogo de luta do ano… o que infelizmente não é na minha opinião. Agora pessoal, não estou a atacar o jogo com a perda do exclusivo, ou pelos atrasos e outros conflitos que houve, pelo contrário, não estou aqui para dar ideias de flaming ou estar a comportar-me como fanboy. Tekken continua a ser um bom jogo de luta, mas aparte de toda esta espera e das más políticas adoptadas pela Namco, eu esperava ver muito mais deste jogo.

E a agora vocês perguntam-me: valeu a pena a espera de quase 5 anos. Eu diria que depende, isto é, se fores um fã do jogo Tekken, então será uma boa compra para ti, caso gostas de jogos de luta e se te sentes tentado em experimentar, então tente obter este jogo por um preço acessível e garanto que aparte dos defeitos presentes nele, verão que o jogo em si não é mal de todo. Afinal como já disse um grande amigo meu: Tekken será sempre Tekken. :)

História: 8.4; Jogabilidade: 9.0; Gráficos: 8.5; som/música: 9.3

Meu score final: 8.8

Próximas reviews: Wet e Assassins Creed 2

Resposta
RÓTULOS:
Yesterday we obeyed kings and bent our necks before emperors. But today we kneel only to truth...
Enviar Editar Resposta Cancelar

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
08
/16

fashion23gta

94%
08 Nível
Progresso
fashion23gta
Solução Aceite

norllin Mensageiro:

- Longo tempo de carregamento (loading) do jogo, mesmo com a instalação para o disco, não existem grandes diferenças. Isto torna-se mais notório quando estamos no Story Mode, que faz com que o tempo de carregamento seja irritante;

- Story Mode apresenta falhas no ângulo de câmara, e muitas vezes acabamos por ficar desorientados quando nos deslocamos ou em situação de combate, os cenários são claustrofóbicos e existem paredes invisíveis dando a sensação de pouca liberdade de deslocação;

Ainda não tive muito tempo para jogar, mas posso confirmar estes dois pontos.

Os tempos de loading são absurdamente longos e a câmara no Story Mode, que fail...

0 Kudos

Re: Tekken 6 (review)

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
02
/16

willdforce

60%
02 Nível
Progresso
willdforce
Solução Aceite
Por acaso, o tempo de loading do jogo é muito longo (dá para tomar um cafezito). A jogabilidade é aceitavel. De 0 a 10, vá pronto 7, na minha opinião
0 Kudos

PS3 Slim 120Gb + 2 Sixaxis + Logitech Drive ForceGT

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
02
/16

RuivoM

84%
02 Nível
Progresso
RuivoM
Solução Aceite
Boa review. :)
0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
Beta Tester
03
/16

MKings

• Beta Tester
90%
03 Nível
Progresso
MKings
Solução Aceite
Voçês não acham que as personagens estão mais rápidas, o que torna o jogo mais rápido?
0 Kudos

:King:

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
04
/16

Matrakilho-PT

89%
04 Nível
Progresso
Matrakilho-PT
Solução Aceite

MKings Mensageiro:
Voçês não acham que as personagens estão mais rápidas, o que torna o jogo mais rápido?

Não.

O que eu acho é que continua dificil vencer a Christie e o Eddy.

0 Kudos

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
PS3-» 60 GB/120 GB
Jogos-» Motorstorm; SvR 08; SvR 09; PES 08; PES 09; Naruto Ultimate Ninja Storm; Assasin's Creed; GTA 4; NBA Street Homecourt; Virtua Fighter 5; Tony Hawk's Proving Ground; Need For Speed Pro Street; Killzone 2; Guitar Hero: Metallica; Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots; Fifa 10; Uncharted 2; Brutal Legend; Assassin's Creed 2; Tekken 6; Call of Duty: Modern Warfare 2; God Of War 3; Red Dead Redemption; Guitar Hero: Greatest Hits; Fifa 11; Sports Champions; Battlefield: Bad Company 2; Assassin's Creed: Brotherhood; Infamous; Killzone 3; The Sims 3; Guitar Hero: Warriors Of Rock; No More Heroes: Heroes Paradise.

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
02
/16

AndrePereira

84%
02 Nível
Progresso
AndrePereira
Solução Aceite

tem tudo a ver com escolha do lutador e o estilo do jogador mas quando se sabe jogar mais ou menos com todos os lutadores dà-se contas das suas falhas è sò aproveita-las

0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
02
/16

SAVE_P7K

88%
02 Nível
Progresso
SAVE_P7K
Solução Aceite

versão PSP está espetacular

0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
02
/16

jn17

80%
02 Nível
Progresso
jn17
Solução Aceite

Boa review ;)

0 Kudos

[ Editado ]

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
04
/16

KillScreen_

92%
04 Nível
Progresso
KillScreen_
Solução Aceite

Boa review, ainda acabo por aproveitar o pack com o arcade stick da Hori.

Já vi que gostas de escrever, por isso deixa-me dar-te uma pequena dica. Estória aplica-se a contos narrativos de ficção e história aplica-se a factos ocorridos no passado.

5 estrelas, venha a próxima. ;)

0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
02
/16

AndrePereira

84%
02 Nível
Progresso
AndrePereira
Solução Aceite

tenho vàrois jogos de luta para ps3 o tekken 6 è melhor de luta e ainda nao saiu 1 jogo para lhe tirar trono

partilham da minha ideia

0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
02
/16

Ogre_HunterPT

88%
02 Nível
Progresso
Ogre_HunterPT
Solução Aceite

Boas, desde já excelente review, o tempo dos loads é muito longo e também tens razão quanto à camara, mas mesmo assim não deixa de ser um bom jogo.

Pontuação:7/10

cumps

0 Kudos

Enviar Editar Resposta Cancelar