Responder
Queres juntar-te à Comunidade?

Inicia a tua sessão para continuares

Tenho uma conta PSN

Bem-vindo/a de novo!

Sou novo/a no Fórum!

Demora apenas um minuto

• 127

Novas mensagens durante a última hora

• Obtém uma resposta dentro de minutos

• 92%

92% de mensagens obtêm resposta

27 ago 2009
Por jeanbodin

jeanbodin

• Beta Tester
96%
09 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original

Jogos, idade para jogar e censura

36 Respostas 2.001 Apresentações Editado 27-08-2009

A ideia deste tópico surgiu quando um user com apenas 10 anos fez uma pergunta sobre o COD: WaW.

Acham que este tipo de jogos deve ser jogado por menores de idade (não só este jogo como qualquer outro que involva violência, etc)?

Concordam com o que se passa nos EUA onde um jogo com cenas de  sexo é censurado e classificado apenas para adultos e um jogo com partes violentas, sangue, desmembramentos, não? Sim, os americanos não batem bem mas acham que isso faz sentido?

Esta última parte vem por causa desta notícia:

It seems that in the actual version of the game, Heavy Rain obtains a MINIMUM RANKING of 18+ contents. Do you remember the Farenheit sex scene? In Heavy Rain there will be 'love scenes' made by using all the power of Motion Capturing of the Quantic Dream studio.

http://www.upsblogit.com/?p=4818

Será que não devemos equiparar os jogos aos filmes? Será um jogo mais violento que um Saw, etc?

Deve haver censura para cenas de violência/sexo/etc ou confiamos nos pais/vendedores para assegurar que menores não jogam/vêm este tipo de violência?

Por fim, como se determina a idade a partir da qual um jogo pode ser jogado? Qual a distinção entre um para maiores de 18 e para maiores de 16?

Discutam :)

RÓTULOS:
Enviar Editar Resposta Cancelar
02
/16

Ateron

88%
02 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
Ateron
Solução Aceite

Quando vi o fight club nao me ocorreu andar a pancada com amigos por diversao. É so um filme..

Ha coisas que devem ser mantidas afastadas de crianças, mas a meu ver, desde que haja supervisao, quem sabe ate estar ao lado de quem joga e ter a certeza que o miudo sabe que nao é real, nao ha problema. So nao recomendo jogos com cenas de sexo e jogos de terror. Se até aos adultos o Silent Hill 1 meteu medo, vá, um desconforto, entao o que nao faria a uma criança. Esses nunca punha os putos a jogar, nao por inspirarem violencia mas por os assustar.

Mas ha muita hipocrisia nisto tudo. O carmageddon quando saiu no pc era altamente censurado, uma carrada de processos e afins (e eu acho que o jogo merecia, pk ao contrario do gta era violencia gratuita e ate eramos recompensados por isso, e a violencia nao tinha qualquer motivo visto que era no fundo jogo de corridas.) Mas quando saiu na playstation, os programadores tiveram a sabia ideia de substituir as pessoas por zombies. Bem..limitaram-se a pinta-las de verde e puseram grunhidos estupidos. O jogo passou na boa.. A violencia tá lá na mesma. Nao é um selo que faz justiça ao conteudo dum jogo. ja vi jogos com selo para maiores de 16 ou 18 so po terem referencias ao tabaco, ou uma cena mais ou menos implicita de sexo.

Por outro lado vejo jogos violentos, tipo o assassin´s creed e no entanto nao é para maiores de 18 nem nd. Acho que nem o novo é e lá empala-se o pessoal..Tudo porque é um contexto historico. Se fosse nos dias de hoje o jogo talvez levasse +18..

As avaliaçoes nem sempre estão bem feitas.

Responder
0 Kudos

Re: Jogos, idade para jogar e censura

02
/16

cimsm

60%
02 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
cimsm
Solução Aceite

Ateron Mensageiro:

Quando vi o fight club nao me ocorreu andar a pancada com amigos por diversao. É so um filme..

Ha coisas que devem ser mantidas afastadas de crianças, mas a meu ver, desde que haja supervisao, quem sabe ate estar ao lado de quem joga e ter a certeza que o miudo sabe que nao é real, nao ha problema. So nao recomendo jogos com cenas de sexo e jogos de terror. Se até aos adultos o Silent Hill 1 meteu medo, vá, um desconforto, entao o que nao faria a uma criança. Esses nunca punha os putos a jogar, nao por inspirarem violencia mas por os assustar.

Mas ha muita hipocrisia nisto tudo. O carmageddon quando saiu no pc era altamente censurado, uma carrada de processos e afins (e eu acho que o jogo merecia, pk ao contrario do gta era violencia gratuita e ate eramos recompensados por isso, e a violencia nao tinha qualquer motivo visto que era no fundo jogo de corridas.) Mas quando saiu na playstation, os programadores tiveram a sabia ideia de substituir as pessoas por zombies. Bem..limitaram-se a pinta-las de verde e puseram grunhidos estupidos. O jogo passou na boa.. A violencia tá lá na mesma. Nao é um selo que faz justiça ao conteudo dum jogo. ja vi jogos com selo para maiores de 16 ou 18 so po terem referencias ao tabaco, ou uma cena mais ou menos implicita de sexo.

Por outro lado vejo jogos violentos, tipo o assassin´s creed e no entanto nao é para maiores de 18 nem nd. Acho que nem o novo é e lá empala-se o pessoal..Tudo porque é um contexto historico. Se fosse nos dias de hoje o jogo talvez levasse +18..

As avaliaçoes nem sempre estão bem feitas.

Tens razao no que dizes.

As avaliações nem sempre são bem feitas, não digo o contrario.

"Ha coisas que devem ser mantidas afastadas de crianças, mas a meu ver, desde que haja supervisao, quem sabe ate estar ao lado de quem joga e ter a certeza que o miudo sabe que nao é real, nao ha problema. So nao recomendo jogos com cenas de sexo e jogos de terror. Se até aos adultos o Silent Hill 1 meteu medo, vá, um desconforto, entao o que nao faria a uma criança. Esses nunca punha os putos a jogar, nao por inspirarem violencia mas por os assustar."

na minha opinião o que está a negrito é a frase chave.

Desde que haja supervisão, o que infelizmente não é uma coisa que exista muito. Estamos numa sociedade que hoje em dia os pais, infelizmente não podem/conseguem estar muito presentes na vida dos filhos ( Não estou a criticar ninguém, nem nada do género) e os miudos estão por conta deles.

Dou-te um exemplo.

O afilhado da minha namorada teve uma ps2 no natal. os pais e a minha namorada compraram-lhe uns joguitos e apanharam uma promoção qualquer numa loja em que levavam 3 jogos e o mais barato era grátis. Conclusão, deram-lhe o Medal of Honor.

O miudo tem 7 anos. Por acaso não sei a classificação daquele jogo, mas lá me pediram para eu por o jogo para o miudo jogar e o raio do jogo começa com o desembarque da normandia. Conclusão, 5 minutos depois lá levava eu o jogo para trocar.

O grande problema é mesmo a vida que levamos hoje em dia e o facto de, como disse antes, os videojogos serem considerados brincadeiras para putos.

Responder
0 Kudos

02
/16

Ateron

88%
02 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
Ateron
Solução Aceite

Pois tens razao..Se os miudos pudessem ter alguem ao lado a toda a hora era diferente..mas como nao podem.

Eu sou a favor que se deixe jogar e como ja disse nem acho o gta o mais ofensivo, porque nao é uma violencia foto realista..é mais cartoon..mas mesmo assim nao o deixava jogar aquilo sozinho. 

Agora acho que um miudo de 16 nao devia ser proibido de jogar um titulo para maiores de 18. Que diferença faz (excepto para fins legais), dois anos? Há muita gente nova que ja é madura para a idade. Por outro lado ha muito miudo de 18 que nao podia ser mais influenciavel. 

A meu ver muito mais grave que isto dos jogos é o Wrestling que da na TV. Ja li tanta noticia de putos que magoaram colegas na escola enquanto tentavam fazer manobras que viram no dia anterior. Podem asfixiar um colega ou mesmo partir braços. 

Compreendo a censura mais no territorio americano.

Lá qualquer um pode comprar uma arma, e pode mesmo ser uma automatica. Se tiverem dinheiro e licença ate m4 se compra. Mesmo que nao se tenha arma, o mais provavel é o pai ou o tio ou o primo ter uma ou conhecer quem tenha, e como o acesso a armas por lá é muitissimo mais facil, torna-se uma questão complexa. Um ***** influenciavel, que se tenha influenciado por um jogo de tiros dificilmente poderá fazer alguma coisa. Lá é diferente, daí aqueles massacres nas escolas e afins.

O problema é quem nem todos os casos sao iguais. Há crianças que sabem bem que aquilo é falso, enquanto que outros entram mais nas fantasias e esquecem-se que o mundo real é outra coisa. Que há consequencias..

Acho que os jogos deviam vir programados para cortar as cutscenes mais violentas e desactivar certos efeitos nos jogos: desmembramentos, sangue, linguagem mais coiso e tal. E depois era aplicar um controlo parental a isso..Sei que ja existe na ps3, mas isso impossiblita o jogo por inteiro, a minha ideia era pegar nos segmentos de jogo que pudessem ser moralmente questionaveis e dar a hipotese aos pais de os nao passar no jogo. assim os miudos jogavam mas sem nunca chegarem a ver as partes que nao interessa.Talvez nao seja possivel, mas era uma iniciativa..

Responder
0 Kudos

05
/16

Nirvana722

97%
05 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
Nirvana722
Solução Aceite

Essa tua última ideia é um bocado contraditória, mas não deixa de expressar um ponto de vista de preocupação =)

Mas repara para as produtoras isso emplicaria mais trabalho e mais dinheiro, ambos sabemos que estas querem o máximo de lucro possivel com menor trabalho.

E depois havia a questão, então sempre já há censura! 

E depois todos sabemos que é3 sempre mais facil proibir, do que alterar para não ser proibido.

Responder
0 Kudos

07
/16

fashion23gta

99%
07 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
fashion23gta
Solução Aceite

Estou de acordo com a Ateron em muitas coisas e até costumo fazer uma coisa que ele pelos vistos também faz.

Quando vejo a minha irmã a acelerar no GTA e a bater nos outros carros, ou quando a vejo a roubar pessoas para ter dinheiro para comer, comprar roupa, etc. Desafio-a a fazer ela mesma de personagem principal do jogo e como se comportaria se tivesse na pele do protagonista (NB). Sei perfeitamente que ela nunca faria aquelas coisas na vida real. :)

É engraçado ver depois ela a parar em todos os semáforos, a trabalhar para ganhar dinheiro, etc. Ambos nos divertimos com isso e ela continua a ser uma adolescente perfeitamente normal.

Cada cabeça, sua sentença...

Responder
0 Kudos

04
/16

holocaust22

77%
04 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
holocaust22
Solução Aceite

Um dos factores que nos deixam mais seguros em relação aos nossos filhos, ou irmãos mais novos sobre aquilo que estão a ver é o facto de nós os pais/familiares/irmãos mais velhos conhecermos bem a personalidade e a sensibilidade que estas pessoas transmitem.

Por exemplo.

Tenho um filho de 5 anos, que é uma criança muito calma, comunicativa com os pais, pergunta muita coisa (idade dos porquês) ele adora ver filmes de acção, filmes de animação claro, curte muito o meu estilo de música (deve tar no sangue metal music), brincar com LEGOS,  desenhar e adora carros desportivos

Desde muito novo conhece Gears of War, já ele mesmo com 2 anos via-me jogar sem censura alguma. Agora ele depois de jogar ou ver jogar Rachet, pede-me para por Gears 2 sem corte parental-excepto linguagem-, e jogar com ele em Coop. Não nego, não porque iria ser contraditório para ele mas sim porque vai contra aquilo que ele já sabe e já me ouviu dizer sobre jogos, ele tem perfeita noção que não passa de um jogo que simula um filme de acção, que é tudo para causar espanto. O lado critico e opinioso dele começa a se desenvolver, a criar ideias próprias dele de quem fez o jogo é um grande maluco ou até mesmo deveria fazer um filme daquilo mas sempre com indiferença.

Factor positivo é também que ele não imita o que ele vê na exactidão, pega num tiroteio que viu  num jogo e aplica-o numa perseguição de carros com os seus brinquedos ou numa ida ao hospital feito com LEGOS.

Atenção que existe subjectividade neste assunto da violência e censura, há crianças que “absorvem” a violência negativamente como algo a seguir e imitar. Acabam de ver ou jogar algo de violento e tentam de imediato recriar tudo podendo haver consequências graves.

O meu filho é uma criança feliz, normal como as outras, que vê este tipo de produto como algo de superficial.

Cumps.  

Responder
0 Kudos

Award Winner
04
/16

Vodka7up

• Award Winner
98%
04 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
Vodka7up
Solução Aceite

holocaust22 Mensageiro:

Um dos factores que nos deixam mais seguros em relação aos nossos filhos, ou irmãos mais novos sobre aquilo que estão a ver é o facto de nós os pais/familiares/irmãos mais velhos conhecermos bem a personalidade e a sensibilidade que estas pessoas transmitem.

Por exemplo.

Tenho um filho de 5 anos, que é uma criança muito calma, comunicativa com os pais, pergunta muita coisa (idade dos porquês) ele adora ver filmes de acção, filmes de animação claro, curte muito o meu estilo de música (deve tar no sangue metal music), brincar com LEGOS,  desenhar e adora carros desportivos

Desde muito novo conhece Gears of War, já ele mesmo com 2 anos via-me jogar sem censura alguma. Agora ele depois de jogar ou ver jogar Rachet, pede-me para por Gears 2 sem corte parental-excepto linguagem-, e jogar com ele em Coop. Não nego, não porque iria ser contraditório para ele mas sim porque vai contra aquilo que ele já sabe e já me ouviu dizer sobre jogos, ele tem perfeita noção que não passa de um jogo que simula um filme de acção, que é tudo para causar espanto. O lado critico e opinioso dele começa a se desenvolver, a criar ideias próprias dele de quem fez o jogo é um grande maluco ou até mesmo deveria fazer um filme daquilo mas sempre com indiferença.

Factor positivo é também que ele não imita o que ele vê na exactidão, pega num tiroteio que viu  num jogo e aplica-o numa perseguição de carros com os seus brinquedos ou numa ida ao hospital feito com LEGOS.

Atenção que existe subjectividade neste assunto da violência e censura, há crianças que “absorvem” a violência negativamente como algo a seguir e imitar. Acabam de ver ou jogar algo de violento e tentam de imediato recriar tudo podendo haver consequências graves.

O meu filho é uma criança feliz, normal como as outras, que vê este tipo de produto como algo de superficial.

Cumps.  

Não tenho nada a ver com as decisões parentais de outras pessoas até porque não sou pai,e nem conheço as pessoas em questão, mas uma coisa que eu não faria seria permitir (se estivesse no meu poder essa decisão) que um menor visse sem censura um jogo de violência bastante explícita onde se chega ao ponto de cortar inimigos ao meio com uma moto-serra (OK, uma "lancer", mas adiante). Não quero com isto sugerir que ao fazê-lo se esteja a "educar mal" ou seja o que for, mas eu pessoalmente nunca o faria. É um jogo, sim senhor, ohá jogos com gráficos mais realistas que esses, mas uma criança tão nova não tem discernimento para distinguir o real da fantasia. O que vê ali são efectivamente pessoas a matar outras violentamente (não me digam que putos de 2 anos sabem que os locust não são pessoas), e num contexto onde isso é normal e encorajado. Não é o tipo de coisas que eu permitiria que uma criança numa fase particularmente susceptível do desenvolvimento intelectual visse. Mas pronto isso sou eu.

Responder
0 Kudos

OFFICIAL 8001050F SURVIVOR
03
/16

Linkinn

94%
03 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
Linkinn
Solução Aceite

Uma coisa que aprendi com o tempo foi em deixar de dizer, "nunca desta agua beberei". Eu não censuro os país que deixam um filho ver isto ou aquilo, ou jogar isto ou aquilo. 

Até porque na volta o que por vezes eu deixo o meu filho jogar outro pai não deixaria, por exemplo eu deixo o meu filho jogar aquela demo que saiu um dia destes de matar zumbis e matar uma velhota com gatos (faz um barulho que me irrita profundamente). Eu tenho um gato e ele ainda não agarrou o gato pelo rabo e o mandou pela janela fora, o que acho que já é bom sinal.

Cada miúdo é diferente, uns ligam a jogos, outros nem querem saber, é o que acontece lá em casa, o de 4 é agarrado aos jogos demais, que o tenho de estar a controlar, quando dou por mim ele esta agarrado ah consola ou agarrado ah DSi. O de 3 não liga patavina aos jogos, só gosta de brincar com os brinquedos e não perde uma oportunidade para sair de casa.

Por causa do mais velho é que eu gostaria que o XMB da PS3 fosse mais dinâmico, onde desse para colocar pass e dizer que jogos é que cada utilizador poderia ou não jogar. 

Responder
0 Kudos

02
/16

Kroken045

64%
02 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
Kroken045
Solução Aceite

Eu tenho 13 anos e desde de que tinha uns 8 ou 7 anos que jogava PS1 e PS2... Sem gostei muito de jogos de guerra e os 3 cod's na PS3 reserveios logo nos primeiros dias ^^

mas por outro lado os meus pais não me deixam jogar GTA o que eu entendo :)

Mesmo assim acho que há jogos muito mais violentos que COD.

Responder
0 Kudos

Re : Re: Jogos, idade para jogar e censura

04
/16

holocaust22

77%
04 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
holocaust22
Solução Aceite

Não tenho nada a ver com as decisões parentais de outras pessoas até porque não sou pai,e nem conheço as pessoas em questão, mas uma coisa que eu não faria seria permitir (se estivesse no meu poder essa decisão) que um menor visse sem censura um jogo de violência bastante explícita onde se chega ao ponto de cortar inimigos ao meio com uma moto-serra (OK, uma "lancer", mas adiante). Não quero com isto sugerir que ao fazê-lo se esteja a "educar mal" ou seja o que for, mas eu pessoalmente nunca o faria. É um jogo, sim senhor, ohá jogos com gráficos mais realistas que esses, mas uma criança tão nova não tem discernimento para distinguir o real da fantasia. O que vê ali são efectivamente pessoas a matar outras violentamente (não me digam que putos de 2 anos sabem que os locust não são pessoas), e num contexto onde isso é normal e encorajado. Não é o tipo de coisas que eu permitiria que uma criança numa fase particularmente susceptível do desenvolvimento intelectual visse. Mas pronto isso sou eu.

______________________________________________________________________________________________________

Daí eu estar a falar sobre a subjectividade, conheço o meu filho e ele me conhece muito bem, não sou só seu pai sou amigo dele e rimo-nos com aquilo que fazemos juntos.

Uma criança de 2 anos pode não saber o que é um Locust, para ele é um bicho feio que se deres um tiro abre-se a meio, é uma Pinhata.

Não é um contexto normal e encorajado, é apenas normal e liberto.

Nem tudo o que se vê ou o que se faz marca pessoas, há uma linha distinta. Então achas que se o teu filho levar uma sova numa briga vai o transformar pela negativa? Aquela violência na escola vai o transformar num bandido?

Eu próprio já levei muita sova, sofri na pele a xenofobia, um Português no meio de Canadianos xenófobos durante 3 anos da minha pré adolescência e não sou uma má pessoa, nenhum bandido, tarado ou racista. Sou normalíssimo porque tive bons pais que me ajudaram naquilo que podiam.

Uma coisa é certa, conhecer as repercussões daquilo que se faz ou se ensina a um filho é um facto primordial na sua educação. Nesta situação em concreto (não falo com certeza de outras crianças, claro) tenho a certeza que aquilo que tu achas mau para uma criança não é um bicho-de-sete-cabeças para o meu caso.

Não o vejo a imitar, a ter pesadelos à noite, para ele tudo aquilo é banal, tal como se tratasse de desenho animado. Se eu jogasse FEAR2, ele olharia para mim saia da sala dizendo com escárnio “que seca”. Agora ver filmes de terror, aí não o grafismo será mais explícito e a realidade e fantasia para ele poderiam se conjugar, proíbo-o de ver.

Agora cada sabe o que tem em casa, cada criança o seu caso……….

Cumps

Messagem editada por holocaust22 em 01-09-2009 05:53 PM
Responder
0 Kudos

Re: Re : Re: Jogos, idade para jogar e censura

[ Editado ]
02
/16

Stardust_PT

92%
02 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
Stardust_PT
Solução Aceite

Este assunto tem pano para mangas, mas a minha opinião é a mesma de muitos: a censura deve partir dos pais e serem estes a permitirem ou não que os filhos tenham acesso a jogos com conteúdos violentos, agora censurarem os jogos em si, isso nunca, até porque não faz sentido.

Hoje em dia, nas caixas dos jogos existem símbolos correspondentes a que idades são destinados e o tipo de conteúdo dos mesmos, portanto cabe-lhes a eles (pais) decidirem se os filhos têm ou não mentalidade suficiente para este tipo de jogos. O mesmo se aplica a filmes, têm a classificação de idades e dão em horários fora de horas (nem sempre, eu sei).

Se é para tomar medidas drásticas, que se comece pela proibição da venda de jogos a menores de idade e que só o possam fazer com o consentimento dos encarregados de educação. Se esta "lei" fosse levada a cabo, de certeza que já iria ter algum efeito.

E pronto, poderia dizer muito mais, mas não iria dizer nada que não tivesse já sido dito.

Responder
0 Kudos

03
/16

Santos_pt

76%
03 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
Santos_pt
Solução Aceite

Boas, eu tenho 13 anos e jogo jogos (principalmente COD) de violencia a montes de tempo! eheh :) e ainda n fiz nada que possa prejudicar a sociedade!

Eu tambem sou contra isso das idades, é absurdo porque quem tem de ter ateção são os pais...

E penso que tenho mais mentalidade que o Socrates! :p (sabem se ele joga jogos violentos?)

Responder
0 Kudos

Beta Tester
09
/16

jeanbodin

• Beta Tester
96%
09 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
jeanbodin
Solução Aceite

Relativamente à violência nos jogos, este artigo é interessante:

MONGE BUDISTA DIZ QUE JOGOS SACIAM OS SEUS DESEJOS DE AGRESSÃO

Is that why you play war games on your play station because many might say it's inappropriate for a Buddhist monk dedicated to peace to play war games?

Well, I view video games as something of an emotional therapy, a mundane level of emotional therapy for me. We all have emotions whether we're Buddhist practitioners or not, all of us have emotions, happy emotions, sad emotions, displeased emotions and we need to figure out a way to deal with them when they arise.

So, for me sometimes it can be a relief, a kind of decompression to just play some video games. If I'm having some negative thoughts or negative feelings, video games are one way in which I can release that energy in the context of the illusion of the game. I feel better afterwards.

The aggression that comes out in the video game satiates whatever desire I might have to express that feeling. For me, that's very skilful because when I do that I don't have to go and hit anyone over the head.

But shouldn't meditation take care of that?

No, video games are just a skilful method.

http://timesofindia.indiatimes.com/n...ow/5032672.cms

Responder
0 Kudos

04
/16

KillScreen_

92%
04 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
KillScreen_
Solução Aceite

Acho uma ironia deixarem ver filmes de guerra e não filmes porno.

Nos filmes porno não há odio, não há vingança, não há sangue, não há armas de destruição massiça nem sadismo...

...há amor, há carinho, há ternura, beijinhos e abraços, onde a arma mortifera é uma almofada por debaixo da anca.

Até que ponto as nossas ideias pré-formatadas e não reflectidas são um bom exemplo para quem quer que seja.

Eu aos 8 anos começei a jogar spectrum, aos 12 entrou em vigor que não se podia jogar em salas de jogos com menos de 18. Sempre gostei de jogos beat-em-all's, mortal kombat, violência ao máximo. Não foi por isso que levei uma caçadeira para o secundário. Acho que não nos devemos comparar com os americanos que qualquer dia precisam de incluir instruções nos atacores para não processarem ninguém quando baterem com o fucinho no chão.

O único problema é quando lhes passam um bluetooth para as mãos, onde depois só dizem "bosta" online. Aí a solução é dizer que iremos fazer report, porque não têm idade para jogarem aquele jogo. Em 100% dos casos eles saiem do jogo.

Responder
0 Kudos

Award Winner
05
/16

corpocannibal

• Award Winner
94%
05 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
corpocannibal
Solução Aceite

Só vi isto agora.

Ando a perder qualidades.

Pop quiz: 

• a) Há alguma coisa mais violenta que um telejornal? Daqueles a horário nobre. Onde dão imagens tão violentas e arrepiantes como um Killzone, por exemplo, à hora do jantar.
  •  b) Há alguma coisa mais pornográfica que uma novela? Daquelas a horário nobre. Onde dão imagens tão sensuais e eróticas como os melhores filmes soft, por exemplo, perto e depois da hora do jantar.

O moral da história é, para mim, muito simples.

Os pais servem para quê?

Nunca mais me esqueci duma noticia do naso aqui no fórum sobre um tipo que comprou o GTA IV em segunda mão com algo lá dentro, e que "estava preocupado que o seu filho de 5 anos ou lá o que é, fosse jogar e achasse lá isso".

Eu, como pai, não deixaria um miudo de 10 anos ter nada mais acima dum Sonic, Ratchet and Clank, LBP ou algo do tipo.

Máximo dos máximos um Final Fantasy, porque no meio de tudo, é o Bem que sempre vence, e valores como coragem, lealdade e amizade estão sempre presentes, conceitos que, pessoalmente, gosto e pratico.

Por isso, tanta treta para quê?

De que vale um jogo ser catalogado para maiores de 99 anos, se os pais o oferecem, dão dinheiro para "um jogo muita giro", ou simplesmente nem ligam ao que os filhos jogam?

Mais, nunca vi, e já assisti a estas situações, ninguém numa Worten, ou Fnac, ou seja o que for, impedir um miudo de 13/14/15 anos de comprar jogos para idades superiores.

E com vendas pela net, nem é preciso dizer mais nada...

Teria muito mais a dizer, sobre este, e muitos mais aspectos da presente situação da parentalidade.

Mas fico-me por aqui.

Em relação à segunda parte, não me chocam cenas adultas, da mesma forma que não me chocam cenas de combate.

Acho sim, que deve haver o minimo dos minimos de bom senso. Se é importante para o jogo, so be it.

Se é apenas como publicity stunt, é a forma errada de promover um jogo. E é apenas mais uma ajuda aos que querem banir jogos violentos.

Responder
0 Kudos

Award Winner
05
/16

corpocannibal

• Award Winner
94%
05 Nível
Progresso
Playstation Staff

Problema Resolvido

Ver tópico original
corpocannibal
Solução Aceite

corpocannibal Mensageiro:
(...)

Nunca mais me esqueci duma noticia do noso aqui no fórum sobre um tipo que comprou o GTA IV em segunda mão com algo lá dentro, e que "estava preocupado que o seu filho de 5 anos ou lá o que é, fosse jogar e achasse lá isso".

Bom, sendo que me foi perguntado sobre o que isto do GTA se tratava, fica o link para a cena:

HOMEM ENCONTRA ECSTACY NUM JOGO USADO DE GTA

Afinal o filho é mais maduro que um de 5 anos:

(...)O que mais me preocupava era o facto de o meu filho de 12 anos já ter jogado(...)

My bad. Mas continuo a dizer que este pai é um tótó.

Messagem editada por corpocannibal em 30-08-2009 10:08 AM
Responder
0 Kudos

[ Editado ]
Avançado
Tem de ter sessão iniciada para adicionar anexos
Enviar Editar Resposta Cancelar