Responder
Queres juntar-te à Comunidade?

Inicia a tua sessão para continuares

• 16

Novas mensagens durante a última hora

• Obtém uma resposta dentro de minutos

• 92%

92% de mensagens obtêm resposta

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
21 out 2011
Por Flop_vf

Flop_vf

• Award Winner
99%
10 Nível
Progresso

[GUIA] Ajustes de Suspensão

[ Editado ]
47 Respostas 14.173 Apresentações editado 21-10-2011
21 out 2011
Por Flop_vf

Este guia vai ser o primeiro de vários (dependendo da vossa receptividade) e está focado nas afinações de suspensão.

Para afinar a suspensão temos que comprar o Kit de Suspensão personalizável!! Depois de comprado, ao aceder aos ajustes, temos os seguintes campos:

Ajuste da altura ao solo (mm) – Este valor parte do zero, e continua negativamente. O valor máximo varia de carro para carro, o zero corresponde à altura de fábrica do carro. A altura ao solo deverá ser sempre a mais baixa possível, para que o centro de gravidade do carro seja baixo, para que esta vire melhor. Ter em atenção que um carro baixo de mais vai raspar no chão! Se bem que os para choques não se partem com facilidade no jogo, mas se numa curva rápida o chassis tocar no chão, as rodas vão deixar de fazer contacto com a estrada, logo perdemos controle sobre o carro e acabamos na parede ou valeta mais próxima…

Quanto mais lombas, delimitadores ou irregularidades tivermos uma pista, mais alto deverá estar o carro. Numa pista plana como  High Speed Ring, uma altura mínima é praticável, 2 ou 3 mm acima do mínimo deverá ser uma boa altura. Em Nurburgring, na secção exterior da pista conhecida como Nordschleife, temos todos os ingredientes juntos para um carro baixinho não sair da relva a volta toda, nesta pista deveremos subir para 5 a 10 mm da altura mínima pelo menos.

Entre frente e trás existe uma regra simples, o lado mais alto vai fugir! Se a traseira for mais alta, o carro vai sobrevirar nas curvas, se for a frente mais alta vai subvirar nas curvas.

No meu setup tipo, tenho 2 a 5mm acima do mínimo e +2mm na traseira. Gosto que o carro tenha um toque de sobreviragem.

Ajuste de Molas (Kgf/mm) – As molas suportam o peso do carro, logo um carro mais pesado tem que ter umas molas mais fortes (valores mais altos de Kgf/mm). Ter em conta também a altura ao solo, quanto mais baixo o carro andar, mais fortes têm que ser as molas. Segundo esta lógica, um carro muito pesado com a altura no mínimo, deveria ter estes valores no máximo! Mas os carros nunca são assim tão pesados, nem temos a altura no mínimo, logo vamos utilizar valores intermédios. Para um carro normal colocamos a barra a ¾ do ajuste (o valor varia de carro para carro), se for um carro leve com um Elise podemos baixar um pouco, se for um 4x4 com um Veyron devemos subir um pouco.

Agora a parte gira, o balaço entre frente e trás! Se um carro fugir de frente, baixamos a força das molas da frente, se fugir de trás, baixamos a força das molas de trás...

A força das molas também faz com que o carro role menos, ou seja, ao virar para um lado, o carro inclina-se para o lado oposto. Esta inclinação quando excessiva tem um efeito sobre o comportamento do carro, quanto mais plano o carro, melhor! Para isso umas molas mais duras ajudam.

Ter em atenção que estes comportamentos devem ser analisados no meio da curva, quando não estamos a travar nem acelerar! A entrada e saída da curva vem no próximo paragrafo.

Amortecedores (Extensão / Compressão) – Este requer uma boa explicação… As molas (no paragrafo anterior), suportam o peso do carro, mas, como molas que são, ao sofrerem uma compressão, reagem com um extensão e continuam com este movimento, comprime/estende/comprime/estende, etc… Não era uma viagem de carro muito agradável… Ora ai entram os amortecedores! O seu trabalho é travar as oscilações das molas! Quanto mais forte a mola, mais forte tem que ser o amortecedor. Os ajustes podem ser feitos nas variantes extensão e compressão. Na extensão, ajustamos o valor da força do amortecedor quando a mola estende, na compressão quando a mola comprime. Num exemplo, ao travar, o peso do carro passa para a frente, as molas comprimem e suportam o peso do mesmo e os amortecedores da frente usam a força para ‘segurar’ a mola. Se a força for muito baixa, a mola vai comprimir muito depressa, fazendo uma mudança de peso muito brusca e a consequente perda de aderência dos pneus. Se a força for muito alta, ao entrar na curva o carro ainda não conluio o movimento de compressão da mola, o que torna o carro solto e sem resposta. No mesmo movimento de travagem, quando a frente do carro baixa, a traseira sobe ao mesmo tempo, e aqui as molas vão estender. Os amortecedores traseiros vão usar a força de extensão para segurar a mola. Se tiver muita força, a traseira do carro vai demorar muito a subir, e ao entrar na curva o carro vai estar muito solto na traseira. Se a força for de menos, a traseira vai subir muito rápido, traduzido numa traseira com mudanças de peso muito rápidas que fazem os pneus perder aderência.

É um conceito difícil de perceber, mas temos umas regras para nos ajudar:

- O valor da extensão é sempre maior do que o da compressão (normalmente o dobro);

- No Gt5, 8 extensão e 4 compressão funciona com quase todos os carros.

- Ter em conta o movimento do carro, ao travar a frente desce e a traseira sobe, ao acelerar acontece o contrario;

- Ajustar a força de compressão e extensão dos amortecedores para que o carro faça as trocas de peso com suavidade.

Ex.: Ao acelerar num Muscle-Car Americano à antiga de 800CV, a força é tanta que a traseira do carro quase bate no chão e as rodas da frente quase descolam do chão! Isto ao sair de uma curva é um terror, porque o carro foge sempre de trás! Ora, se aumentarmos a força dos amortecedores correspondentes vamos fazer a mudança de peso ser mais suave! Logo, a compressão de trás e a extensão da frente tem que ser aumentada. Um número de cada vez, depois é ir para a pista testar.

Ex2.: Ao fazer uma travagem tardia para uma curva, perdemos a traseira do carro e entra-mos em pião, a traseira do carro subiu rápido de mais, a transferência de peso foi muito rápida, logo vamos aumentar a força da extensão traseira, para que a traseira do carro suba mais devagar.

Esta velocidade de transferência de peso tem que ser sentida pelo condutor, não é possível medi-la ou ver a olho como o comportamento do carro. Só o piloto consegue sentir nas várias fases de travagem e aceleração, entrada e saída de curva, e em geral como o carro se comporta.

Barra de Anti-rolamento – Quando numa curva para a esquerda, o peso do carro pende para a direita, sofrendo as rodas da direita muito mais carga que as da esquerda. Ao ligar as rodas da esquerda e direita, esta barra transfere a energia de uma para a outra. Quanto a ajuste é simples, se o carro sobrevirar, diminuir na traseira e aumentar na dianteira, se o carro subvirar, diminuir na dianteira e aumentar na traseira. Se o carro tiver neutro manter os dois valores iguais e não muito altos, de 2 a 6. Em casos de falta de aderência extrema 0 pode e deve ser utilizado.

No quadrado da direita ‘Alinhamento dos Pneus’, temos 2 itens ajustáveis, cada um deles com a variante dianteira e traseira.

Anglo de Camber -  As afinações são no ângulo negativo, e referem-se à inclinação da roda onde o topo do pneu entra na direcção do carro e a base do pneu sai para fora. Quando maior o valor maior a inclinação. A ideia é ajustar para um valor médio/baixo, no qual ao entrar numa curva, com o rolamento do carro e a força lateral no pneu, o mesmo fica com a base de aderência completamente no chão. Não se deve usar valores muito altos, com o prejuízo de apenas parte do pneu ficar a tocar no chão, e assim passamos a ter menos borracha em contacto com o solo e menos aderência. Nas rodas motrizes deverá ser aplicado muito pouco camber, pois nas rectas em aceleração precisamos de ter o pneu plano e em completo contacto com o solo. Carros de tracção traseira têm um ângulo de camber bom à frente e mínimo a trás e vice-versa.

No meu setup base não gosto de passar de 0.5 nas rodas motrizes e 2.5 nas opostas.

Ângulo do Eixo – Conhecido como ‘toe-in/out’, este é o ângulo dos pneus quando vistos de cima, em que podem estar abertos (ângulo negativo), com a frente do pneu para fora, ou fechados (ângulo positivo) com a frente do pneu para dentro. A ilustração no automóvel no topo do quadro demonstra bem esta afinação. Teoricamente, ter as rodas a apontar em direcções diferentes não seria muito bom, mas esta afinação permite ajustar o carro em dois sentidos, estabilidade em recta com o ângulo positivo, e instabilidade com o ângulo negativo. Instabilidade não é sempre uma coisa má, porque a instabilidade vem também a agilidade, apenas temos que ter cuidado com as afinações e não exagerar.

Eu pessoalmente ando sempre dentro do intervalo 0.05 e 0.20, o positivo e negativo depende do carro, da pista e também do restante setup do carro. Também temos que ter em conta o estilo de condução, um drifter vai querer usar valores negativos extremos para atingir a instabilidade necessária para os slides.

Ok, antes de dar este post como concluído quero acrescentar que toda esta lenga lenga está baseada na minha experiência pessoal neste, como noutros jogos de condução pelos quais tenho passado. Nada do que aqui foi escrito é a resposta definitiva! Estou sempre aberto a sugestões e recomendações para melhorar este, e os próximos guias...

Bons Setups!!!

ps.: Desculpem algum erro ortográfico... Tentei passar td a pente fino mas sou terrível a dar erros ;)

Resposta
RÓTULOS:
Enviar Editar Resposta Cancelar

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
Award Winner
10
/16

Flop_vf

• Award Winner
99%
10 Nível
Progresso
Flop_vf
Solução Aceite

Alguém dá um fead back?? Vale a pena postar mais ou o ppl usa td o setup default??

Responder
0 Kudos

Re: [GUIA] Ajustes de Suspensão

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
06
/16

joao_carros

95%
06 Nível
Progresso
joao_carros
Solução Aceite

Eu nem mexo na suspensão, mas agora talvez vá ver isso ;)

Responder
0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
Award Winner
10
/16

Flop_vf

• Award Winner
99%
10 Nível
Progresso
Flop_vf
Solução Aceite

Tens coisas que são quase obrigatórias, baixar o carro para baixar o centro de gravidade e ajustar o equilíbrio do carro entre frente e traz... Só isso já faz uma diferença brutal ;)

Responder
0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
06
/16

joao_carros

95%
06 Nível
Progresso
joao_carros
Solução Aceite

Flop_vf escreveu:

Tens coisas que são quase obrigatórias, baixar o carro para baixar o centro de gravidade e ajustar o equilíbrio do carro entre frente e traz... Só isso já faz uma diferença brutal ;)

Por exemplo, é importante para o drift isso?

É que tenho um carro e queria fazer drift, como faço?

Responder
0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
Award Winner
10
/16

Flop_vf

• Award Winner
99%
10 Nível
Progresso
Flop_vf
Solução Aceite

SIM!!! Para drift o setup original torna as coisas muito difíceis...

Primeiro, baixa o carro até +/- 5mm a cima do mínimo, depois deixa a traseira uns 5mm mais alta que a dianteira...

Aumenta a força das molas, deixa as de trás mais duras que as da frente!! Os amortecedores igual, mais duro a frente que trás...

O camber podes abusar e por 3 frente e trás...

No ângulo do eixo deixa zero trás e -10 frente...

Põe pneus conforto duro trás médio frente e jogo com o ângulo das asas para o teu gosto (eu uso sempre valores médios, nem muito nem pouco)...

Vê como corre!! Se não deres com isso diz o que acontece com o carro e o que queres corrigir que podemos depois evoluir o setup ;)

Responder
0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
06
/16

joao_carros

95%
06 Nível
Progresso
joao_carros
Solução Aceite

Flop_vf escreveu:

Primeiro, baixa o carro até +/- 5mm a cima do mínimo, depois deixa a traseira uns 5mm mais alta que a dianteira...

Aumenta a força das molas, deixa as de trás mais duras que as da frente!! Os amortecedores igual, mais duro a frente que trás...

Põe pneus conforto duro trás médio frente e jogo com o ângulo das asas para o teu gosto (eu uso sempre valores médios, nem muito nem pouco)...

Vê como corre!! Se não deres com isso diz o que acontece com o carro e o que queres corrigir que podemos depois evoluir o setup ;)

Vou ver... é um Nissan Silvia RM.

Responder
0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
Award Winner
13
/16

dc1972

• Award Winner
99%
13 Nível
Progresso
dc1972
Solução Aceite

Boa tarde

Parabéns! Eu não entendo nada e sempre usei as configurações originais em tudo, apenas altero os pneus e alguma peça aerodinamica conforme a necessidade. Tenho que me dedicar mais um pouco a isso.

Cpts

Responder
0 Kudos

Quem se exaltar será humilhado (...) Mt 23,1-12

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
Award Winner
10
/16

Flop_vf

• Award Winner
99%
10 Nível
Progresso
Flop_vf
Solução Aceite

Se precisares de ajuda diz ;)

Responder
0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
09
/16

Brandoino1984

98%
09 Nível
Progresso
Brandoino1984
Solução Aceite

Flop tens ai um bom guia mas amanha vejo melhor pq estou de ressaca:lol: acordei as 18.30 nem o sol vi deste dia.

Cheguei a usar isto nalguns carros e chegou a funcionar com alguns pontos positivos em alguns, outros carros nem a diferença senti no carro Ex. ENZO = treta de carro.

http://gt.pist0s.ca/   isto é fixe, não mostra tudo e o LSD se tiver mal estraga tudo o resto bem feito da suspenção. não sei afinar nada de jeito o LSD, custumo por valores baixos em carros rotativos pq perfiro ter uma roda apenas a patinar sem querer em curvãos do k arrancarem as duas a esgrabatar ao mesmo tempo e rapidamente estar num angulo elevado de drift sem querer.

Responder
0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
09
/16

Brandoino1984

98%
09 Nível
Progresso
Brandoino1984
Solução Aceite

joao_carros escreveu:

Flop_vf escreveu:

Vou ver... é um Nissan Silvia RM.

Meu primeiro carro k fiz + 20000pts em tsubuka, mas é um carro muito estranho no drift!!!!!!

Responder
0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
09
/16

Brandoino1984

98%
09 Nível
Progresso
Brandoino1984
Solução Aceite
Responder
0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
Award Winner
10
/16

Flop_vf

• Award Winner
99%
10 Nível
Progresso
Flop_vf
Solução Aceite

Já tinha visto isso ;) A ideia deste topico será mais termos um ponto de referencia aqui no forum, para consulta mas também para o ppl poder pedir ajuda! Ainda não tinha-mos nada do genero ;)

Responder
0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
05
/16

Nirvana722

97%
05 Nível
Progresso
Nirvana722
Solução Aceite
Grande guia Flop.

Já conhecia as afinações, e os valores ideias para determinado carro ou pista ;)

Mas para quem está agora a começar, está aí um bom guia ;)
Responder
0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
02
/16

DriftBrazil

92%
02 Nível
Progresso
DriftBrazil
Solução Aceite
Olá, esse setup para drift foi testado em DS3 ou Volante (qual) e qual seria o acerto do LSD.
Responder
0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
Award Winner
10
/16

Flop_vf

• Award Winner
99%
10 Nível
Progresso
Flop_vf
Solução Aceite

Não tens muita diferença porque o gt5 faz muita gestão entre o DS3 e o controle final ;) Ao virares o joystick 100% para a direita o piloto não faz o mesmo... E ainda bem ;) Tens muitas diferenças é no estilo de condução, e por isso não existe 1setup perfeito, pq perfeito para mim pode ser orrivel para outro !!

LSD é complicado de afinar, o valor inicial é o valor ao qual o LSD vai iniciar a aplicar os outros 2... 15 é normal, se precisas de um eixo mais 'bloqueado' podes subir este valor até aos 30 ou mais... Em carros muito potentes para por a potencia no chão ao sair de curva ou para drift...

Se sentes que assim que o carro força as rodas, patinam logo as duas e perdes controle por isso, podes baixar o valor para que o eixo de tracção fique mais solto (ficas com uma roda a patinar muito mas a outra não...

É confuso de explicar ;) Tb tens que ter em consideração que valores muito altos fazem o carro subvirar (sair de frente)...

Responder
0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
02
/16

DriftBrazil

92%
02 Nível
Progresso
DriftBrazil
Solução Aceite

Sim, eu entendi, tinha feito um setup que achei na rede que era 10/60/60 e 10/60/40, em ambas usando o DS3 não se nota a diferença, pois ate com um carro original eu consigo fazer sem problemas, já usando um DFGT se nota muita diferença, o LSD a 10/60/60 ou 10/60/40 em um S13 fica horrivel, ja em uma Lotus Calton da para guiar mais com um certo trabalho.

Para min os valores que achei para guiar com DFGT foi 7/15/15 ou 7/30/15, sendo que ate colocando 7/5/5 na Calton consegue guiar sem problemas, ela tem quase 400cv originais.

Logico que estes valores de LSD estão combinados a um bom acerto de suspensão.

Ainda estou aprendendo a configurar os carros nesse jogo, mais estou perto de deixar proximo do real.

Estou a configurar um S13 para drift, esta quase igual ao meu, quando conseguir gostaria de postar aqui o setup para todos, pois alguns valores reais não funcionam no mundo GT5.

Responder
0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
Award Winner
10
/16

Flop_vf

• Award Winner
99%
10 Nível
Progresso
Flop_vf
Solução Aceite

Então o pessoal já está todo pro nos setups!! Os eventos sazonais tugas são um bom spot para comparar setups...

Aquele segundo de vantagem que eu e o Hayato tivemos provavelmente tem muito a ver com uma afinação mais profunda e cuidada!

Com a próxima ronda das Sazonais Tugas vou tentar acompanhar aqui com umas dicas para o setup da maquina escolhida para o evento ;)

Responder
0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
02
/16

Hayato-San

84%
02 Nível
Progresso
Hayato-San
Solução Aceite

O meu estava de origem nas suspensões, apenas o rebaixei ao maximo. Dediquei foi um pouco de tempo na afinação do LSD e equilibrio de diferençial, isso sim tiram muito partido adaptando-o à vossa condução.

Em carros 4x4 gosto metade dos valores traseiros na frente, e metade do valor da aceleração em desaceleração. O inicio do bloqueio é pessoal, eu gosto no minimo possivel para não chocar de repente.

O diferencial normalmente varia entre 60/40 e 70/30, apenas em rally uso 50/50. Numa pista como esta gosto que ele fuja de traseira (70/30). Em pistas com curvas mais soft's e prefiro que fuja de frente 60/40).

Nem os meus gostos sao os mesmos de pista para pista.

Levaram carro com asa traseira? Não deviam ter levado, o apoio aerodinamico não ajuda nada e so tranca mais o carro, esse carro não tinha potencia suficiente, como tal deveria andar o mais solto possivel.

Responder
0 Kudos

[ Editado ]

http://www.mygranturismo.net/24315

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
Award Winner
10
/16

Flop_vf

• Award Winner
99%
10 Nível
Progresso
Flop_vf
Solução Aceite

A asa foi falha minha, no proximo não vo partilhar o carro com a asa... 

Responder
0 Kudos

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
09
/16

Brandoino1984

98%
09 Nível
Progresso
Brandoino1984
Solução Aceite

Flop_vf escreveu:

Então o pessoal já está todo pro nos setups!! Os eventos sazonais tugas são um bom spot para comparar setups...

Aquele segundo de vantagem que eu e o Hayato tivemos provavelmente tem muito a ver com uma afinação mais profunda e cuidada!

Com a próxima ronda das Sazonais Tugas vou tentar acompanhar aqui com umas dicas para o setup da maquina escolhida para o evento ;)

Entre ti e outro do hayato tive um problema entre os 2, o teu Flop estava a soltar a trazeira melhor, mais ao meu gosto mas a pecar na entrada da curva , o do hayato estava muito fixo a sair da curva, faltava para mim um pouco da trazeira solta pq de direção estava bom até meio da curva depois o 4x4 juntando a fraca potencia k ia muito em frente.  Tenho um estilo de jogo diferente do normal, esta do 205 tive de fazer o meu bote proprio e acredita k em termos de afinações não tem nada a ver com a tua mas foi a unica k testei e consegui ser consistente mais tempo e gostei bastante de andar a lutar durante um pouco com a sombra e alterar trajetorias e ver ganhos enormes a mim proprio.

Primeiro S da pista tenho uns 300 milesimos de recuperação para fazer pelo menos aqui e na descida final tb dá para recuperar um pouco.

Podem ir testar ele aos partilhados.

Enviar Editar Resposta Cancelar