Responder
Queres juntar-te à Comunidade?

Inicia a tua sessão para continuares

• 30

Novas mensagens durante a última hora

• Obtém uma resposta dentro de minutos

• 92%

92% de mensagens obtêm resposta

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
25 set 2018
Por RealFantasPT

RealFantasPT

98%
09 Nível
Progresso

[Tópico de Tributo] PS Vita

3 Respostas 117 Apresentações Editado 25-09-2018
25 set 2018
Por RealFantasPT

20180925_145234.jpg

Foi confirmado à Famitsu que a PS Vita vai ser oficialmente descontinuada em 2019 o que acaba a explicar a cessação de produção de cartuchos para jogos no Ocidente. A consola vai ficar com um run de 8 anos +-, dos mais longos numa consola da PS que têm por média uma vida de 6 anos no máximo e que só é ultrapassado pela sua antecessora, a PSP, que durou 10.

A consola só não vingou a sério e não conseguiu ir mais longe do que a PSP devido à falta de suporte e apoio por parte da Sony of America o que foi uma má jogada ainda mais quando vemos a legião de fãs e consumidores da consola que aumenta todos os dias, com muita gente a adquirir pela primeira vez ou a importar até edições especiais e temáticas que só se ficaram pelo Japão. A isto tudo não ajudou muito os cartões proprietários que foram um mau, mas mau move a sério e em que os de maior capacidade são os propícios a ficarem corrompidos.

Alguns fun facts muito curtos que eu próprio notei ou pesquisei, podem estar ou não correctos mas aqui vão:

• No Japão a liderança de mercada nos últimos anos tem sido sempre disputada entre a PS Vita e a 3DS seguidas pela PS4, isto deve-se à importância que os Japoneses sempre deram à tecnologia on the go, por norma a 3DS segue à frente que é resultado também de ter uma gama maior de JRPGs por exemplo.

• Mundialmente dentro do mercado de primeira mão que é registado pode-se saber que foram vendidas pelo menos 16M de unidades que é muito menos que a PSP que vendeu 80M, fora as unidades que são vendidas em segunda mão mas que não vão adicionar assim tanto aos 16M a meu ver.

• Tanto quanto reparei quase todos, se não todos, os jogos da PS4 funcionam com remote play ao contrário do que ocorreu na PS3, existem grips indicados em especial da Hori para fazer um funcionamento mais sério da consola nesse modo para que se possa adaptar melhor o uso de L2 e R2 no touch pad.

• Os 10 jogos mais vendidos para ela segundo o VGChartz é pela seguinte ordem, tenham atenção que o próprio site está incompleto em dados, pode-se dizer que por exemplo há jogos sem dados de vendas na Europa e América do Norte mas que saíram cá: Minecraft; COD Black Ops Declassified; Uncharted: Golden Abyss; Assassin's Creed III: Liberation; LittleBigPlanet PS Vita; Persona 4: Golden; NFS: Most Wanted; Killzone Mercenary; Final Fantasy X/X-2 HD Remaster; Mortal Kombat (9);

• A maioria dos jogos da PS Vita que vieram para o Ocidente foram portados para a PS4 muitas vezes só com um pequeno polimento visual e era quando acontecia para garantir vendas à partida, isto devido à cultura diferente em que se valoriza mais por cá tecnologia doméstica no que toca a consolas. Outros jogos mais recentemente chegaram a levar alguma adição de conteúdos para ajudar a estimular estas vendas dessas versões como o Ys VIII.

Deixo o seu trailer da E3 de 2011 em baixo e a pergunta de quais foram os vossos melhores momentos com a consola até hoje, melhores recordações até ao momento e se vão continuar a jogar nela ou não e mesmo a adquirir conteúdo.

Com isto não quer dizer que vá ser abandonada já por editoras visto que a sua plataforma digital vai continuar ligada ;)

Resposta
RÓTULOS: Sistema
Enviar Editar Resposta Cancelar

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
09
/16

RealFantasPT

98%
09 Nível
Progresso
RealFantasPT
Solução Aceite

Assim por alto o que dizer...Sempre fui um ávido utilizador de portáteis apesar de não ser fã de jogar on the go, aliás a primeira vez que o fiz realmente foi na última Sexta (not kidding), antes disso nunca ao longo dos anos fui capaz de realmente estar em transportes a jogar nem mesmo no tlm, sempre sofri algum motion sickness e muito sinceramente a andar fora de casa não obrigado, fora que nunca pensei em ir a um parque ou a algum lado para estar a jogar. Embora no meio disto sempre joguei mal ou bem fora de casa enquanto andava na escola com os meus Game Boy's.

Sempre fui um grande fã da PSP e apesar de achar que houve muitos ports "baratos" só para fazer vendas (transformers anyone?) também houve muita coisa boa, aliás de maneira engraçada é das melhores consolas para fãs de JRPGs/RPGs em geral, sempre com uma grande selecção de títulos.

Também foi a consola que me ajudou a despertar um bocado mais para a maneira como comprava jogos ou sabia que queria, ainda mais foi com isso a consola presente na minha fase de maturação relativamente ao hobby, aquela que nos leva de querer tudo o que tem capa bonita para o sabermos o que queremos e gostamos.

Com isto a PS Vita despertou-me logo interesse desde que revelada apesar de que como não vivemos a nadar em dinheiro (infelizmente) eu no meu caso só em 2015 é que arranjei uma. Sou um fã de builder games aliás com essa temática sempre gostei de sim games por exemplo que não são a mesma coisa mas têm mecânicas, posso dizer que por isto muita gente seria capaz de me dizer que devia jogar Minecraft e posso afirmar que o primeiro jogo que comprei para ela quando a adquiri foi Minecraft mesmo aparte dos que vinham com ela. Apesar de dizer que gosto dele hoje em dia, nunca o teria comprado se não fosse esta consola pois a ideia de ter um jogo destes portátil foi o que me cativou e de momento até na PS3 o jogo mas realmente na Vita é onde gosto mais de andar nele.

Ao longo deste tempo já é das consolas em que joguei mais e tem uma excelente selecção de títulos em que foi só pena o abandono da marca no Ocidente.

Apesar de Japonesa e de ser portátil tem um bocado falta dos títulos mais proeminentes a aparecer nestas duas conjugações hoje em dia, JRPG's, o que acho de certa maneira esquisito, muito mesmo, apesar disto existem e existem com uma boa selecção como Toukiden, ports de God Eater da PSP melhorados, Freedom Force, Soul Sacrifice, port do Ys Origin, Ys VIII, Digimon e tantos outros, até temos um Dragon Quest, o Builders, que apesar da temática builder mantém elementos de JRPG.

A minha melhor recordação neste momento foi de quando a comprei sem dúvida, foi a primeira consola que comprei com dinheiro que ganhei, foi logo com o primeiro paycheck que alguma vez recebi xD foi um grande dia sem dúvida, e posso dizer que a fui buscar nova. Infelizmente essa está neste momento KO depois de uma acidente em 2017, era uma Slim o que me levou a adquirir usada uma Phat que podem ver na imagem de abertura de tópico, apesar de querer uma Phat há muito tempo devido ao ecrã OLED também a Slim é excelente devido ao seu design mais simples e elegante e à expansão dos grips traseiros que na Phat são um pouco pequenos, espero ainda vir a ter outra Slim que apesar de um ecrã de LCD tem uma boa qualidade visual na mesma, espero até vir a conseguir ter algumas edições que nunca chegaram cá, um dia... ;P

O meu melhor momento com a consola não sei especificar acho que sempre foram todos top, por isso não consigo escolher um xD , se calhar de mencionar que sem estar a gozar e apesar de tudo o que tenho nela o jogo que passei mais horas até hoje deve ser sem dúvida o Zen Pinball 2, aliás foi à pála dela e do @Von_Noir que comecei a jogar Zen Pinball e ainda bem porque gosto muito de Pinball e a Zen Studios conseguiu criar algo espectacular, adoro jogar Pinball nela.

Ainda vou continuar a jogar nela, há muita coisa que ainda não acabei, outras que quero voltar e sem dúvida muitas mais que quero comprar, infelizmente grande maioria da minha colecção é digital devido a preços em que os jogos físicos da Vita para baixar custam e usados é mais o upa upa que outra coisa mas pronto algo que ei de resolver

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
Beta Tester
09
/16

rafaelmendes23

• Beta Tester
92%
09 Nível
Progresso
rafaelmendes23
Solução Aceite

Eu vou ser sincero, eu volta e meia vou jogando uns joguitos na portátil.

Comprei-a para aproveitar os jogos do plus, e é o que tem entrado na consola. É pena, porque a consola tinha imenso potencial, mas eu uso-a essencialmente para ver youtube antes de dormir xD

Accepted Solution

View Original

Problema Resolvido

Ver tópico original
Beta Tester
09
/16

Blasted_King

• Beta Tester
87%
09 Nível
Progresso
Blasted_King
Solução Aceite

É com imensa pena ver partir a PS Vita! 

Grandes momentos de vício que me deu! Quando andava a "rodar" Portugal de uma ponta a outra em transportes públicos era a minha companhia!

Recordo-me perfeitamente de ter platinado o Uncharted: Golden Abyss numa viagem até ao Alentejo! Muito bons tempos!

Agora vou aproveitar para comprar a preço de mega saldo (espero eu) alguns que sempre desejei adicionar na colecção.  

https://www.press-start.com/psr/BlastedKing/
Enviar Editar Resposta Cancelar